João Ferreira na Amadora e em Torres Vedras

Devolver direitos<br>e rendimentos roubados

Num almoço na Amadora, realizado no domingo, 18, João Ferreira voltou a defender a devolução aos trabalhadores e ao povo dos direitos e rendimentos que lhes foram roubados.

PS e PSD continuam sem conseguir mostrar diferenças de fundo

Image 15986

Para o primeiro candidato da CDU, que participou num grande almoço no salão dos Bombeiros Voluntários da Amadora, a mudança que se impõe passa pela construção de uma política alternativa que coloque no centro da sua acção três vectores fundamentais: a recuperação para o País do que é do País; a devolução aos trabalhadores e ao povo dos direitos e rendimentos que lhes foram roubados; e o resgate do País da dependência face às imposições do exterior. Ou seja, precisamente o oposto do que PS, PSD e CDS têm feito nas últimas décadas e da «mudança» que o PS agora promete.

Quanto às promessas feitas na véspera por este partido, João Ferreira salientou que elas falam por si, tanto as que foram enunciadas como as que não constam no caderno de encargos para eleitor ver. No que respeita às primeiras, o candidato da CDU sublinhou particularmente a fidelidade do PS ao Tratado Orçamental, esse instrumento cozinhado por Angela Merkel, que dele disse servir para garantir que, mudando os governos, se mantêm as políticas.

Já no que se refere às omissões, João Ferreira chamou a atenção para o facto de o PS nada dizer sobre a devolução aos trabalhadores e ao povo do que lhes foi roubado nem acerca do abaixamento dos impostos sobre os trabalhadores, reformados e micro, pequenos e médios empresários. Baixar impostos, está visto, é só para os grandes grupos económicos, a quem PS, PSD e CDS – juntos, uma vez mais – ofereceram a redução da taxa de IRC.

O caso da Sorefame

O candidato da CDU, lembrando que PS, PSD e CDS estiveram juntos na preparação do caminho para a destruição da agricultura e das pescas nacionais, destacou o processo de desindustrialização levado a cabo em Portugal desde a entrada do País na CEE/UE. Na Amadora, particularmente, este processo tem no caso da Sorefame um exemplo gritante. A renovação e requalificação da frota ferroviária nacional, que não há muitos anos poderia ser feita no País, terá agora que ser realizada no estrangeiro, com implicações ao nível do agravamento do défice externo. E se assim é, é porque anteriores governos do PSD/CDS e do PS promoveram e facilitaram respectivamente a privatização e encerramento da Sorefame.

O candidato da CDU não se esqueceu de referir a carga policial, ordenada por um governo do PS, sobre os trabalhadores da Sorefame que, junto às instalações da empresa, procuravam salvaguardar os seus direitos impedindo a retirada de maquinaria. São deste calibre as «diferenças» entre o PS e os partidos do Governo.

 



Mais artigos de: Eleições PE

Em defesa do povo e do País

A poucos dias das eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam no próximo domingo, 25 o tempo é de intensificar esforços para esclarecer e mobilizar para o voto na CDU. Até ao último minuto.

 

Em defesa da produção nacional

Em contacto com trabalhadores e populações nos distritos de Lisboa e Setúbal, o primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu defendeu a produção nacional nos sectores ferroviário e naval.

Travar a política de miséria

Inês Zuber esteve, na segunda-feira, no distrito de Braga, tendo visitado a Associação «A Bogalha» e a Associação de Reformados de Guimarães. A segunda candidata da lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE) contactou ainda com trabalhadoras do sector têxtil e com a população e comerciantes de Vizela.

 

Cresce onda de apoio e confiança

Está a crescer o apoio popular à CDU. Sábado passado, 17, no Barreiro, um grande comício com mais de mil pessoas testemunhou, a meio da campanha oficial – e no dia da anunciada «saída limpa» do chamado programa de intervenção da troika –, como, a cada dia que passa, enche mais e mais essa vaga formada pelos que encontram na Coligação a única força que verdadeiramente defende na União Europeia os interesses de Portugal e dos portugueses.

Derrotar a política de direita

Jerónimo de Sousa percorreu no dia 16 de Maio o distrito de Santarém. A primeira paragem aconteceu no Couço. O Secretário-geral do PCP jantou ainda em Benavente e participou num comício na cidade de Santarém.

 

CDU sem comparações

Évora, Vendas Novas e Montemor-o-Novo foram os concelhos por onde passou, no dia 15 de Maio, João Ferreira, cabeça de lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE).

 

Quem luta vota na CDU

A segunda candidata da CDU às eleições do próximo domingo constatou, dia 14, em Sintra, que a luta levada a cabo pelos trabalhadores e a população vai traduzir-se em votos na CDU.

 

Basta de mentiras <br>para justificar mais sacrifícios

Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP, apresentou em conferência de imprensa, na sexta-feira, 16, uma declaração sobre a «situação do País três anos após o pacto de agressão, a mentira da “saída limpa” e a política alternativa» que a seguir se transcreve na íntegra.

CDU mais forte no Norte

Na sexta-feira, um concorrido e animado jantar de apoiantes da CDU encerrou este dia de campanha no distrito de Braga, que contou com a presença de João Ferreira e de Carla Cruz, primeiro e quinto candidatos às eleições para o Parlamento Europeu,...

A CDU defende os Açores

Catia Benedetti, candidata dos Açores na lista da CDU ao Parlamento Europeu (PE), apresentou no dia 16 o Manifesto da CDU para os Açores, em que se inclui as propostas específicas da Coligação para enfrentar os problemas da região autónoma, no âmbito de...

Olhos nos olhos

Os candidatos da CDU Miguel Viegas e Adelino Nunes estiveram no fim-de-semana em acções de campanha no distrito de Aveiro, sempre acompanhados por muitos activistas da Coligação. O domingo foi passado no concelho de Sever do Vouga, com contactos no centro da vila e visita à feira das...

Defender os emigrantes

Activistas da CDU desdobraram-se, no domingo, 18, em contactos com a comunidade portuguesa no Luxemburgo. Entre os participantes encontravam-se os responsáveis pelas organizações do PCP na Bélgica e no Luxemburgo, Ricardo Marques e António Ribeiro, que não pouparam...

TC dá razão à CDU

O Tribunal Constitucional emitiu, no dia 19 de Maio, um acórdão onde condena a retirada de propaganda política da CDU por parte da Câmara do Porto. Esta decisão acontece depois de a CDU ter apresentado uma reclamação junto da Comissão Nacional de...